fuxico 02

Confeccionar fuxicos é uma maneira criativa e barata de criar peças de moda e decoração com sobras de tecidos. A reciclagem de materiais é a grande vantagem da técnica.

Para começar a produzir seus próprios acessórios, objetos e roupas, é preciso aprender primeiro a fazer o fuxico. Os materiais utilizados são pedaços de tecido, linha e agulha.

Não há restrição quanto aos tecidos, mas o algodão é o mais indicado para os iniciantes.

Basicamente, a técnica pode ser dividida em quatro etapas:

1. Risque o avesso do tecido escolhido com lápis ou giz de costura em um molde redondo, que pode ser uma tampinha, um copo ou um círculo de papelão.
2. Recorte o pano, bote a linha na agulha e comece a alinhavá-lo com a borda virada para dentro até chegar ao ponto de início
3. Puxe a linha para franzir e vá ajeitando o fuxico com os dedos no meio da trouxinha
4. Arremate e passe a agulha pelo centro do tecido, para esconder o nó. Depois corte

Rosana Alves, do ateliê Musa Bamba, diz que 4 meses de prática diária podem habilitar uma pessoa a fazer um fuxico "profissional". Ela recomenda dedicar de uma a duas horas por dia ao ofício até que se adquira o domínio da técnica.

Segundo Rosana Pardo, artesã que lida fuxico há cerca de 6 anos, não há regra quanto ao número ideal de pregas a serem feitas no pano, mas quanto mais próximos os pontos, mais aberta a peça ficará; quanto mais distantes, mais franzida. Assim, cada pessoa deve chegar ao seu próprio estilo.

Terminada a fase de aprendizado, pode-se partir para a customização de roupas e acessórios e a confecção de peças mais elaboradas, como blusas e vestidos. Neste caso, é útil ter noções de modelagem. Para juntar os fuxicos, use linhas de tapeceiro. Mais resistentes, elas evitam que as emendas arrebentem.

Lembre-se de que uma pequenina unidade deste trabalho é como uma célula. Um vestido de fuxicos costuma levar mais de mil trouxinhas minuciosamente confeccionadas e dias de trabalho.

Loucura Materna

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

4 comentários:

Joanita disse...

Não conhecia este blog, tem coisas muito interessantes, muitos parabéns (=

*Joanita

Anônimo disse...

Achei lindo os fuxico onde comprar a linha de tapeceiro poderia me informar obrigada meu email e elianerubn@hotmail.com

Regina disse...

OLá!!!

Sabe, eu tenho uma sacola cheia de fuxicos, que fiz já tem um bom tempo, mas ainda não sei o que vou criar com eles....

Também não ficaram muito bem fechados...

O que você acha que posso fazer???

Abraços: Regina

Anônimo disse...

TE
Adorei conhecer seu blogger. beijos.